Cachorros pequenos

Sociáveis, inteligentes e brincalhões, adoram passear e ficar com seus donos.
As raças de cães pequenos que não latem muito e não precisam gastar tanta energia, são mais tranquilas e se adaptam melhor em ambientes pequenos. Alguns exemplos de raças de cachorros pequenos que não são tão ativos: buldogue inglês, pug, spitz alemão, shih tzu, lhasa apso, daschund, yorkshire, maltês, schnauzer, e os vira-latas pequenos também.
Chinchilas

Porquinhos-da-índia

Tranquilos, mansos e tímidos, preferem fugir a atacar, por isso dificilmente mordem. São noturnos e para se acostumarem com o dono, precisam de um tempinho diário para brincarem e não se sentirem sozinhos, assim tornam-se menos assustados. Convivem bem com outros porquinhos-dá-índia, e são curiosos e engraçadinhos. Como são carentes, não gostam de ficar sozinhos por um longo período de tempo.
Calopsitas

São super amigáveis e podem aprender algumas palavras e truques. Com o manuseio correto e atenção constante desde filhote, torna-se um pássaro manso e carinhoso. São dóceis, adoram chamego e não gostam de ficar sozinhas por muito tempo.
Gatos

Silenciosos, independentes, limpinhos e calmos. Adoram se esconder em lugares minúsculos, como caixas. Gostam de arranhar, por isso deixe arranhadores a sua disposição, senão vão escolher seu sofá! Ao contrário dos cachorros, não existe uma raça mais adequada para casas pequenas, pois todos, inclusive os SRD (sem raça definida) se adaptam muito bem a ambientes menores.
Coelhos

Amorosos, dóceis e sociáveis, adoram brincar e receber carinhos. No começo do relacionamento, podem ficar assustados, mas quando se acostumam com você, são muito companheiros! Como os cachorros, tem mini coelhos de várias raças, como hotot, holandês anão e mini lop, cada qual com seu temperamento.
Hamsters

Espertos, silenciosos e dóceis, adoram e correr em suas rodinhas de exercício. Por serem noturnos, ficam mais ativos à noite. Dependendo da raça, podem ficar juntos. As raças mais comuns no Brasil são: sírio, sírio angorá, anão russo e chinês. Os hamsters sírios são os maiores, mas também os mais territorialistas, não tolerando outro hamster na mesma gaiola; as outras raças são mais sociáveis, principalmente se estão juntas desde filhotes. Vivem pouco, em média, 1 ano e meio a 2 anos, mas são muito alegres, brincalhões e intensos.
Agora que você já sabe as características básicas dos pets ideais para ambientes pequenos, não esqueça de checar todas as regras referentes a animais de estimação de seu condomínio, se houver.
Faça também sua escolha sem pressa e impulsividade, e não leve para casa o primeiro filhote que encontrar antes de saber suas características, pois escolher um animalzinho de estimação não é a mesma coisa que escolher um bichinho de pelúcia, já que esse pet se tornará sua responsabilidade e seu companheiro por muito tempo.